Marco Rodrigues

Tantas Lisboas

sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

MARCO Rodrigues e MARIA Gadu cantam juntos e encantam ...

Maria Gadu é uma jovem cantora brasileira com um percurso profissional fulgurante como melhor poderá ver aqui : http://pt.wikipedia.org/wiki/Maria_Gad%C3%BA --
É para nós um dos maiores valores musicais no panorama da actual música Brasileira.
Para além disso, caracteriza-se por uma personalidade afável que resulta num saber estar na vida com especial empatia e graciosidade.
Tem uma voz deliciosa, uma sensibilidade rara na escolha dos temas que canta e escolheu cantar um tema no seu novo trabalho discográfico com o Marco Rodrigues.
Em boa hora o fez já que o resultado é verdadeiramente mágico.
É muito agradável escutar a conjugação de vozes que conseguiram neste tema, absolutamente cúmplice no tom, no canto e no encanto e verificar confirmada a nossa percepção do extraordinário valor que possui e que ainda tanto tem a revelar, o nosso Marco Rodrigues.
Fica o aplauso e o carinho das fãs e o trabalho de ambos que em breve esperemos poder adquirir no mercado Português.

sábado, 3 de dezembro de 2011

O FADO JÁ É PATRIMÓNIO IMATERIAL DA HUMANIDADE (UNESCO)




Para assinalar a efeméride a RT2 realizou uma Gala de Fado e esta foi a apresentação de Marco Rodrigues nessa gala.
Queremos aqui publicamente expressar os parabéns ao Marco porque teve nesta actuação, sem dúvida nenhuma , uma das melhores de todas as actuações da noite.
Neste momento existem algumas pessoas tristes e até um pouco magoadas porque a escolha das pessoas feitas para cantar na Gala deixou de fora um número considerável de nomes muito respeitados e estimados no fado.
Isto é verdade, porém inevitável.
Nem sempre se pode levar todos os que gostaríamos e julgo outras iniciativas se sucederão.
Há pessoas também que olham com maus olhos o envolvimento das Autoridades na festa do fado. Mas ponderemos o que diríamos nós se pelo contrário, essas autoridades demonstrassem um absoluto desprezo e desinteresse em assinalar a efeméride que não deixa de ser a elevação do fado a património da humanidade ...
Certamente se diria, isso aconteceu e nenhuma autoridade pública se interessou em manifestar contentamento , um pouco à moda da velhinha história "Do velho o rapaz e o burro", sempre criticados fizessem eles o que fizessem.
O momento não é para desintegrar o que nos une, a crítica política deixe-mo-la para o lugar próprio, aqui apenas se canta o fado e encanta.
O Marco cantando em directo, como aliás os demais, demonstrou bem as características que encantam os seus fãs e quem trava conhecimento com a sua música :
Um profissionalismo rigoroso, um sentido inteligente e responsável de adequação ao espaço concreto de cada espectáculo que é diverso e que ali exigia tradição, porém também actualidade e beleza.
Uma afinação absolutamente irrepreensível, uma cumplicidade com os músicos patente e um sentido de ritmo perfeito
E não obstante a responsabilidade, ciente de que tantos nomes ali mereciam que ele e os que lá estiveram naquele Momento, lhes fizessem justiça e a todo o fado, num directo, a arte de conjugar a leveza da musicalidade, com um ou outro sorriso, uma afinação reveladora de um domínio profissionalíssimo e uma garra que o faz projectar a voz com toda esta força que se vê e ouve .
SIMPLESMENTE MAGISTRAL, muitos parabéns ao Marco e ao fado.