Marco Rodrigues

Tantas Lisboas

segunda-feira, 21 de março de 2011

Do Minho a Lisboa : um encontro com... Tantas Lisboas

Como vimos já o Marco Rodrigues é oriundo do Norte, mais especificamente do Minho e se nada fazia prever a sua ligação ao fado, foi certamente para bem de todos nós e principalmente do próprio fado que ele se fixou com a mãe em Lisboa por volta dos seus 15 anos de idade.
Como ele próprio já disse, em rigor, não pode considerar-se que existe uma zona de fado no País e zonas que não são de fado.
Se é que o fado tem zona, essa só pode ficar ali por voltas do coração, aonde soa mais alto a alma Portuguesa.
Por isso o facto de não ter nascido em Lisboa  em nada dificultou a relação de fascínio que se estabeleceu entre si e o fado assim que começou a tomar contacto mais próximo como o mesmo, designadamente  começando a ouvi-lo e a cantá-lo em casas de fado.
Em 1999 ganhou a "Grande Noite do Fado" e a partir daí tornou-se claro  que se prefigurava para si um percurso profissional no fado.
Procurou conhecer a história e a técnica do fado, valorizando experiências consagradas sempre com espírito empreendedor, mas com a humildade de quem quer profundamente aprender e conhecer. 
Começou a cantar profissionalmente no "Café Luso", casa que dispensa adjectivos no que respeita à tradição e qualidade fadista das pessoas que ali têm cantado e aonde se contam tantos dos grandes nomes do fado, incluindo o de Amália Rodrigues que ali também cantou.
De permeio , em 2008, concorreu e classificou-se no Festival RTP da canção no 3º lugar.
Contudo foi ainda em 2006  que editou o seu primeiro trabalho  intitulado "Fados da Tristeza Alegre" , do qual colocamos  ontem  um dos temas neste incluídos , o " Sob a Lua" , tema de uma inegável beleza e ainda hoje, tão agradável de ouvir. 
Mas  em Setembro do ano 2010  é lançado o seu trabalho " Tantas Lisboas" a que já nos referimos e que no momento tem vindo a ser divulgado em variadíssimos concertos já realizados um pouco por todo o País e que continuarão a realizar-se, conforme pode verificar na agenda do Marco sempre disponível no seu site pessoal .
Este trabalho  é valorizado pela preciosa intervenção  de autores, compositores e letristas, tais como Tiago Machado que é também produtor do álbum, Miguel Martins no que respeita às músicas e vários outros nomes como Tiago Torres da Silva , autor da letra/poema do tema "A rima mais bonita" .
É lançado através da Universal Music Portugal  e este álbum que tem como convidados Carlos do Carmo e Mafalda Arnauth que cantam dois temas com o Marco Rodrigues e entre os compositores e letristas além dos já referidos Tiago Machado e Tiago Torres da Silva, ainda Boss AC e Inês Pedrosa.
Tiago Machado que produz este trabalho, é um jovem talento no paronama da música portuguesa actual, sendo de salientar que é também autor da música "Oh Gente da Minha Terra"  cantado regularmente por Mariza e de outros grandes temas da actualidade.
Sobre este CD "Tantas Lisboas" vamos iniciar , seguindo o respectivo alinhamento, uma série de publicações neste blogue dedicadas a cada um dos 12 temas que o compõem e desde já convidamos o leitor a acompanhar-nos pois gostará , por certo, do que temos para mostrar.
A próxima publicação será sobre a primeira canção do álbum "Tantas Lisboas" que se chama " A Rima mais Bonita" .
 Até lá,  fique desde já com a voz de  Marco Rodrigues neste tema de que falaremos já na próxima publicação-  

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.